Marcha da maconha acelera a aprovação de lei contra uso de drogas em locais públicos de Blumenau

No próximo domingo, 3, os grupos Coletivo UJS, Coletivo Grafitti, Coletivo Segurando as Pontas, Blunnabis, Coletivo Reduto, Psol de Blumenau, Filhes de Blumenau, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Coletivo hip-hop, Coletivo Sem Massage Dancehall, Green Power Cultivo de cannabis indoor de Santa Catarina e Marcha da Maconha de Florianópolis organizaram uma passeata na rua XV de Novembro para reivindicar a descriminalização do uso da maconha 

Para tentar frear o movimento, os vereadores de Blumenau aprovaram na sessão de quinta-feira, 29, uma lei que pune com multa no valor de R$ 700 quem “adquirir, transportar, trouxer consigo ou usar drogas ilícitas em área ou logradouro público, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

Se a pessoa for pega dentro ou próximo de escolas, hospitais, delegacias ou presídios, a multa será dobrada. Vale ressaltar essa matéria não prevê a responsabilidade penal, mas sim apenas uma sanção administrativa. 

O projeto é de autoria do poder executivo e o líder do governo, vereador Jovino Cardoso, prevendo a marcha para este domingo com a autorização da Prefeitura de Blumenau, solicitou que a matéria tramitasse na Câmara em regime urgentíssimo.

Com isso, o projeto e sua emenda foram analisados em plenário e aprovados em segunda votação após a realização das reuniões extraordinárias da CCJ, Comissão de Finanças e Comissão Mista. Em seguida, foi aberta uma sessão extraordinária para votação em redação final.

Na última votação, todos os vereadores presentes aprovaram a matéria que já seguida para a Prefeitura de Blumenau para a sanção ou rejeição do prefeito Mário Hildebrandt (PL).

Os vereadores incluíram no projeto uma emenda que prevê uma pena para quem fizer apologia ao uso de drogas na cidade. portanto, quem for participar da Marcha da Maconha no próximo domingo, pode acabar sendo multado, caso o prefeito ratifique a lei aprovada na Câmara Municipal.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores