Partido Novo vai ao STF para cancelar a MP que reonera a folha de pagamento

A reedição de uma medida provisória que desfaz a decisão do Congresso Nacional, que buscava desonerar a folha de pagamento, foi assinada pelo presidente Lula no fim de 2023. Com isso, o partido Novo ingressou na terça-feira, 9, com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para tentar cancelar a medida do presidente da República.

Segundo membros do partido Novo, a expedição da medida provisória não preenche os requisitos formais, fere o princípio da separação dos poderes e ainda traz consequências econômicas graves, principalmente nos 17 setores atingidos por essa decisão.

“Qualquer medida provisória precisa respeitar as medidas de relevância e urgência. Essa desoneração da folha, que já vem sendo operada há anos, não possui nenhuma urgência. Outra situação, no quesito econômico, é a esquerda achar que esses R$ 9 bilhões que vão sair da iniciativa privada para o setor público não terão consequência nenhuma. É óbvio que quando se coloca mais custos e impostos, se desincentiva o empreendedorismo, gerando desemprego no curto prazo e queda de arrecadação no médio e longo prazo” destacou o Deputado Gilson Marques (Novo).

Marque diz também que a prorrogação da desoneração da folha foi aprovada pelo Congresso Nacional recentemente. “O presidente vetou e novamente o legislativo e derrubou o veto. Essa MP é uma afronta à democracia e isso precisa ser corrigido pelo STF. Além disso, é uma forma do NOVO fazer pressão para que o senador Rodrigo Pacheco devolva essa MP, que seria uma outra forma de se resolver a questão”, enfatizou Gilson.

O assunto promete ainda dar muito pano para a manga, mas até que a oposição consiga novamente barrar a decisão do presidente Lula e do ministro da economia, Fernando Haddad (PT), 17 setores terão aumento de impostos diretamente na folha de pagamento de seus funcionários.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores