A cada semana surge um nome diferente para a eleição de 2024 em Blumenau

Praticamente há um ano da eleição para prefeito de Blumenau, os partidos ficam de olho nas pesquisas internas para saber quem será o melhor candidato para conseguir ter êxito no pleito de 2024.

Nesse momento o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) tem a vice, Maria Regina Soar, como a pré-candidata da atual administração municipal. Mas o nome dela não está tão chancelado assim como parece.

Segundo informações internas da Prefeitura, há dúvidas se Maria Regina realmente conseguirá, mesmo com todo o investimento colocado nela, ser a candidata capaz de suceder Mário Hildebrandt a partir de 2025.

Segundo os números, Maria Regina já melhorou nas pesquisas, mas não o suficiente para disputar a eleição sem sustos, mesmo sendo a única pré-candidata que, até o momento, já colocou o bloco na rua.

Com isso, mais uma vez surge o nome da secretária-adjunta de Educação do Estado, Patrícia Lueders, que deixou a Prefeitura no início de 2023 para assumir a vaga no Governo do Estado após a indicação do PL local.

Interlocutores da administração municipal dizem que ela é mais desenvolta, já foi rainha da Oktoberfest e até a justificativa de ela ter uma estatura maior acaba sendo um pré-requisito para que alguns membros do Governo Municipal queiram tê-la como candidata.

Alguns falam ainda que Maria Regina tem um temperamento difícil e muitas vezes não houve as sugestões dada. No dia 12 de maio Marcelo Althoff assumiu a chefia de gabinete da vice-prefeita no lugar de Raimundo Mette, que acabou no gabinete de Hildebrandt.

Mas na primeira semana de agosto, depois do relacionamento entre Maria Regina e Marcelo Althoff azedar, ele voltou para o gabinete do prefeito e Raimundo Mette volta para o gabinete da vice.

Enfim, Mário Hildebrandt busca alguém que lhe dê a chance de continuar vivo politicamente depois de sair da prefeitura e isso passa sim por quem vai representar a sua administração na eleição de 2024.

A ESQUISOFRENIA DO PL

Mas o partido Liberal também não tem alguém que possa dar para o governador Jorginho Mello (PL) a segurança de disputar a eleição com chance de vitória.

Patrícia Lueders poderia ser a pessoa que uniria o governador do Estado e o prefeito de Blumenau, mas Jorginho ainda tem dúvida, pois ele quer mesmo é um bolsonarista raiz.

Na sexta-feira, 22, o partido fez uma reunião na Sociedade Fortaleza Tribess e o deputado estadual Ivan Naatz disse que “pesquisas internas entre o fim de 2023 e o início de 2024 em torno de nomes de pré-candidatos é que devem definir de forma democrática a composição da chapa majoritária”.

Naatz ainda quer ser o nome escolhido, mas para o governador Jorginho Mello ele não tem a interlocução necessária para futuras alianças. Com isso, surgiram os nomes das deputadas federais Júlia Zanatta e Daniela Reinehr, mas Júlia praticamente está descartada e Daniela gostou da indicação, mesmo não tendo identificação nenhuma com Blumenau.

Elas estariam na frente de Naatz por uma identificação e proximidade maior com Jair Bolsonaro, mas no dia 11 de setembro o governador Jorginho Mello pediu para chamar na sede do PL, em Florianópolis, o ex-deputado estadual Ricardo Alba, que também se elegeu vereador e deputado em cima do slogan “Deus, Pátria e Familia”.

O cenário atual deixa aberta a disputa pela cadeira do terceiro andar da Prefeitura e se o Governo Municipal e o governador Jorginho não definirem logo qual caminho vão tomar, podem em 2024 entregar de bandeja a Prefeitura de Blumenau para o promotor Odair Tramontin, que só sairá candidato se tiver uma coligação forte.

Mas na segunda-feira, 25, o próprio partido Novo produziu um vídeo da despedida de Tramontin do Fórum de Blumenau, onde trabalhou nos últimos 35 anos, e a partir de hoje pode se dedicar exclusivamente na construção de uma terceira via tão esperada pelo eleitor blumenauense.

Veja o vídeo do agora promotor aposentado Odair Tramontin:

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores