Ministério Público vai monitorar a última semana da eleição de Brusque

O clima na cidade de Brusque está tenso na eleição fora de época e por isso o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) acompanha toda a movimentação dos candidatos nessa última semana.

A seriedade da eleição é fator primordial do trabalho de fiscalização dos Promotores de Justiça, divididos em duas zonas eleitorais, para que a escolha ocorra de forma transparente para os 95.403 eleitores aptos a votar no município.

Quatro candidatos disputam a vaga de prefeito e a escolha vai acontecer no próximo domingo, 3. O ex-prefeito José Ari Vequi e seu vice, Gilmar Doerner, tiveram o mandato cassado no dia 4 de abril deste ano por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a Promotora de Justiça Eleitoral Susana Perin Carnaúba, que responde pela 86ª Zona Eleitoral da Comarca de Brusque, até aqui a disputa está correndo de forma tranquila.

“O Ministério Público tem uma participação muito profunda nessas eleições, zelando pela situação, para que fique claro o que está sendo feito nas campanhas e no dia da votação, e também dar publicidade para que todos tenham acesso ao que está acontecendo, não só aos eleitores, mas aos candidatos, para que possam ficar tranquilos. O Ministério Público trabalha para que tudo ocorra dentro da maior normalidade possível”, completa a Promotora.

As regras da campanha seguem as determinações da Justiça Eleitoral como em qualquer eleição e as propagandas dos candidatos estão sendo monitoradas pelo Promotor Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Brusque.

O Promotor de Justiça Eleitoral Daniel Westphal Taylor vem recebendo muitas representações de possível propaganda irregular. “Estamos investigando todas, mas até o momento não houve situação que acabou culminando em ação”, esclarece.

Em Brusque, os 95.403 eleitores votarão em 268 seções eleitorais, distribuídas em 49 locais de votação, mobilizando 804 mesários e 168 auxiliares. A votação ocorre das 8h às 17h de domingo.

Para votar, o eleitor que já tem o cadastramento biométrico e baixou o e-título no celular poderá apresentá-lo como comprovante de identidade.

Quem não fez o cadastramento biométrico deve apresentar um documento de identificação com foto. São aceitos carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

DEBATE

O portal Olhar do Vale promoveu um debate entre os candidatos a prefeito de Brusque na segunda-feira, 28, que foi transmitido pelo Youtube. Participaram do encontro Alessandro Simas (PP), André Vechi (DC), Paulo Eccel (PT) e William Molina (MDB).

O debate durou quase três horas e foram abordados temas especificamente ligados a administração municipal da cidade. dos quatro candidatos, três representam ideias conservadoras de Jair Bolsonaro e apenas Eccel representa o Lulismo e a esquerda.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores