Egídio Ferrari quer regrar a venda de animais em Santa Catarina

Um canil clandestino na cidade de Camboriú, que mantinha mais de 70 animais de raça em um local com má condição de sobrevivência, foi fechado pelo delegado e deputado estadual Egídio Ferrari (PTB).

Esse último resgate fez com que o deputado protocolasse, na tarde de terça-feira, 22, um Projeto de Lei que quer criar regras claras para criadores de animais e quer estabelecer também o Cadastro Estadual do Criador de Animal (CECA/SC) em Santa Catarina.

A proposta pretende regulamentar a criação e comercialização de animais por pet shops, criadores ou qualquer estabelecimento comercial. Além de estabelecer requisitos para a prática e vedar a venda online ou física sem cadastro.

“Comprar animais é uma prática comum para muitas pessoas e não temos como combatê-la. Por isso é fundamental regularizarmos esta ação para que, dessa forma, consigamos garantir boas condições de vida a estes animais. O resgate realizado na última semana é um bom exemplo de como a irregularidade e as vendas on-line fomentam ambientes insalubres onde o lucro vem acima da dignidade de vida para estes pets“, afirmou Egídio.

O projeto quer que esses criadores e revendedores sejam obrigados a castrarem o animal, que tenha o laudo médico prescrito por veterinário, que os animais sejam microchipados e vacinados. Segundo o texto, estabelecimentos e criadores que não cumprirem essas obrigações, possam ser multadas e até terem seus cadastros retidos.

“Nosso objetivo é estabelecer uma política que permita o reforço da fiscalização na venda de animais e dessa forma conseguiremos, com maior facilidade, identificar e responsabilizar criadores e comerciantes ilegais que praticam o crime de maus-tratos“, concluiu o deputado estadual.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores