Tubarão e Brusque já definiram as datas para a escolha dos novos prefeitos

Com a renúncia do prefeito Joarez Ponticelli (PP) e do vice Caio Tokarski (UB), ambos de Tubarão, e com a cassação do prefeito Ari Vequi (MDB) e do vice Gilmar Doerner (DC), de Brusque, as duas cidades se viram obrigadas a marcar uma nova eleição já em 2023 para escolher novos mandatários municipais.

Joarez Ponticelli e Caio Tokarski viraram réus no processo da Operação Mensageiro que investiga fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo.

Já Ari Vequi e Gilmar Doerner foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico. Com a decisão, eles também ficaram inelegíveis pelos próximos oito anos.

A Câmara de Vereadores de Tubarão, que é quem vai escolher o novo prefeito e vice através da eleição indireta, definiu que a data da disputa ocorrerá no dia 7 de agosto.

O edital para as inscrições de chapas e demais regramentos devem ser publicados nesta quarta-feira, 19, e qualquer cidadão que preencha os requisitos poderá se candidatar.

Os candidatos precisam ter nacionalidade brasileira, ter pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, morar em Tubarão pelo prazo mínimo de seis meses, ter filiação partidária há, no mínimo, seis meses, ter 21 anos ou mais e ser alfabetizado.

Os votos dos vereadores serão nominais e abertos e assumirá a Prefeitura quem receber a maioria simples dos 15 vereadores. Antes da votação na Câmara, cada chapa terá dez minutos para uso da tribuna em prol da sua candidatura.

Eleição em Brusque

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou para o dia 3 de setembro a nova eleição na cidade de Brusque para a escolha do novo prefeito e vice.

Lá quem vai escolher os novos mandatários será o eleitor da cidade e a votação vai acontecer das 8h às 17h. Para poder participar da disputa, os candidatos deverão registrar suas chapas até as 19h do dia 26 de julho.

A partir do dia 27 a propaganda eleitoral será permitida, inclusive pela internet. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão irá de 5 a 31 de agosto, com exibições de segunda a sábado em dois blocos diários de 10 minutos cada.

O vencedor dessa eleição deverá ser diplomado até 21 de setembro e vai administrar a cidade até o dia 31 de dezembro de 2024.

Atualmente a cidade está sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador André Vechi (DC).

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores