Empresas de fretamento privado fazem manifestação depois da Prefeitura e Blumob culparem a categoria

Depois que a Blumob e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau colocarem a culpa nas Vans e fretamento privado pela diminuição do uso do transporte público da cidade o setor fez uma manifestação pelas ruas de Blumenau na manhã desta segunda-feira, 03.

O maior protesto das Vans que fazem o transporte de estudantes e de trabalhadores das empresas foi em frente à sede da Câmara de Vereadores e também na Prefeitura de Blumenau.

Tudo porque alguns vereadores da cidade tentaram defender a municipalidade e querendo implementar regras mais duras para que esse setor possa fazer esse tipo de fretamento na cidade.

O representante da categoria de fretamento e escolares, Virginio do Nascimento Neto, explicou a ação de hoje. “O nosso manifesto é em resposta ao que recentemente foi noticiado que Blumenau e servidores elegeram o fretamento com o culpado pela diminuição dos usuários do transporte coletivo na cidade, colocando nosso serviço em xeque, dizendo que não é regulamentado”, disse Neto.

Ele disse também queo serviço é sim regulamentado, a gente participa de vistorias de quatro em quatro meses, com várias exigências, como curso de direção defensiva, exames toxicológicos, antecedentes criminais, entre outras exigências. Nós não somos o culpado. O usuário tem o direito de ele optar pelo serviço que ele quer usar, o que ele achar melhor. Nós nos sentimos injustiçados porque parece que se mobilizaram sem conversar com a categoria.

Sobre a possibilidade de burocratização do serviço, Neto declarou que a categoria gostaria de participar das negociações. “O fretamento privado existe em Blumenau há mais de 20 anos, nunca tiramos passageiros de ninguém. Talvez o empresariado, por insegurança de não ter seus funcionários, por greve e tudo mais, pensou e resolveu contratar vans, que pega os trabalhadores em casa, garantindo que o seu colaborador vá trabalhar”, finalizou.

Vereadores de oposição são contrários

O vereador Emmanuel Tuca dos Santos (Novo) já havia dito publicamente que é contrário à punição da categoria de fretamento privado como forma de responsabilizar um culpado pelo fracasso do transporte coletivo em Blumenau.

“É claro que votarei contra esse projeto, quando vier para Câmara, afinal a solução não é prejudicar a concorrência para recuperar o número de usuários”, afirmou.

Os vereadores Diego Nasato (Novo), Gilson de Souza (Patriota), Carlos Wagner Alemão (UB) e Adriano Pereira também já manifestaram apoio à categoria de fretamento privado.

Diego Nasato disse que “para tentar viabilizar um sistema que prejudica todo mundo, que é a BluMob, vamos acabar com o sistema privativo? Não faz o menor sentido, não tem o meu apoio”.

O fato é que a atual administração de Blumenau ajudou a colocar a atual empresa que explora o transporte coletivo em Blumenau e nesses últimos seis anos não teve forças para exigir da Piracicabana/Blumob um serviço com qualidade.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores