Algumas ações importantes ocorreram na Câmara de Blumenau na tarde de quinta-feira

O requerimento 216/2023, de autoria do vereador Adriano Pereira (PT), foi aprovado pelos vereadores de Blumenau na tarde de quinta-feira, 23. O documento convoca os representantes legais da BRK para prestarem esclarecimentos com relação ao atraso das obras de tratamento de esgoto.

Segundo Adriano, a empresa não cumpriu o cronograma das metas com prazos estabelecidos, inclusive com matérias veiculadas na imprensa da cidade. Para ele, “a população blumenauense merece esses esclarecimentos porque é ela que paga a conta”. A data da convocação ainda será definida pela Mesa Diretora.

O vereador do PT disse que espera que os representantes da BRK compareçam na Câmara para dialogar com os vereadores que representam o povo de Blumenau. “Sabemos o custo que existe sobre os ombros da população, que paga caro pelo tratamento de esgoto e que merece esclarecimentos sobre o que está pagando, o que está paralisado ou não está sendo cumprido”.

Já Sylvio Zimmermann (PSDB), através do requerimento 248/2023, quer constituir uma Comissão Temporária Especial para acompanhar as obras da BR 470. Essa comissão teria um prazo de 90 a 120 dias para acompanhar as obras de duplicação da BR 470 e emitir um parecer.

Sylvio disse que os vereadores da maior cidade do Vale do Itajaí devem ser os protagonistas no acompanhamento e cobrança dessas obras. “Acredito que essa Câmara deve mobilizar todas as Câmaras do Vale do Itajaí e o setor produtivo da região para cobrar de forma conjunta a conclusão das obras dos nossos deputados, senadores e do governo federal”

Ele apontou ainda que essa é a mais importante obra de todo o processo de desenvolvimento econômico da região e também representa a preservação da vida das pessoas. Como o requerimento teve mais de 10 assinaturas, será feita uma Resolução da Mesa Diretora.

Essa resolução é que vai efetivar a constituição da Comissão de acompanhamento das obras da BR-470, que já existiu na casa em 2018. A Resolução passará pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ser promulgada.

PROMOTOR VIRÁ NA CÂMARA

Os vereadores DE Blumenau aprovaram também a cessão do Plenário para a realização de reunião com o Promotor Público Gustavo Meirelles, do Ministério Público de Santa Catarina, vereadores, Secretaria de Serviços Urbanos, Procuradoria da Câmara e Procuradoria do Município.

Essa reunião, que vai ser realizada no dia 7 de março, às 11 horas, vai tratar de assuntos relacionados as roçadas e limpeza urbana em Blumenau. O próprio Ministério Público determinou que a Prefeitura de Blumenau só pode roçar o mato que está na via pública e que cabe aos donos de terrenos fazer a roçada das calçadas e dos terrenos.

O problema é que o mato tomou conta do município e agora os vereadores precisam resolver esse problema para que não se tenha um algo maior no futuro. Hoje já há ruas em Blumenau em que as calçadas estão tomadas pelo mato, principalmente nesse verão que o mato cresce com maior rapidez.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores