A polêmica do 13º salário pode marcar a reeleição de todos os vereadores de Blumenau

Os 15 vereadores de Blumenau iniciaram os trabalhos em fevereiro e já se veem numa polêmica criada por nove membros do legislativo da cidade.

Como publicou o colunista Evandro de Assis, do NSC total, na segunda-feira, 13, os vereadores Adriano Pereira (PT), Ailton de Souza (PL), Almir Vieira (PP), Ângela Simão (Podemos), Cezar Campesatto (União), Cristiane Loureiro (Podemos), Jovino Cardoso Neto (Solidariedade), Maurício Goll (PSDB) e Silmara Miguel (PSD) são os proponentes do projeto da criação do 13º salário para os vereadores de Blumenau.

Apesar da ideia ser dos nove vereadores, esse projeto de lei tem que partir dos membros da Mesa Diretora e para ser aprovado, precisa de dez votos favoráveis, ou seja, dois terços da casa.

A Câmara de Blumenau tem recursos para absorver mais esse custo anual e a Comissão de Análise às Emendas à Lei Orgânica já deu parecer favorável à emenda por unanimidade por entender que foram atendidos todos os requisitos formais para a apresentação da proposta.

Essa é a parte legal de toda essa polêmica, mas o que mais pode marcar a reeleição dos quinze membros da Câmara é querer bancar uma proposta que a população e entidades de classe entendem não ser prioridade para a cidade nesse momento.

Estranhamente as eleições municipais já começou dois anos antes da votação e tudo pode e será usado contra quem já tá na casa. Esse assunto vai ficar vivo por, pelo menos, mais três semanas para ser ou não aprovada no plenário.

Se for aprovada, ela será lembrada novamente lá em dezembro de 2023 e se não for aprovada é porque alguém que propôs, decidiu voltar atrás com medo da repercussão.

O fato é que essa proposta vai deixar sequelas e pode atrapalhar, principalmente, a vida do presidente Almir Vieira, que por uma questão legal é o porta voz da matéria e é quem está comandando o processo de tramitação.

Está claro que não era o momento de colocar em tramitação essa proposta e agora vamos ver como a Câmara de Blumenau vai trabalhar para que isso não seja a única lembrança que o eleitor terá desses 15 vereadores.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores