Deputado Estadual do PL é contra a cassação de vereadora do PT de São Miguel do Oeste

No último sábado, 4, a Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, no Oeste do Estado, cassou o mandato da vereadora Maria Tereza Zanella Capra (PT) por quebra de decoro parlamentar. Foram 10 votos a favor da cassação e apenas um contrário que foi o da própria vereadora.

A sessão extraordinária teve início às 18h de sexta-feira, 3, e se estendeu até a madrugada do sábado, onde os vereadores seguiram o parecer da Comissão de Inquérito da Casa, que orientava pela perda do mandato.

O motivo da cassação foi porque Maria Tereza usou seu perfil no Instagram, em novembro de 2022, para “propagar notícias falsas e atribuir aos cidadãos de Santa Catarina e ao Município de São Miguel do Oeste o crime de fazer saudação nazista e ser berço de célula neonazista”.

Além disso, a denúncia mencionava também uma condenação dela em 2016, quando era secretária municipal de Cultura da cidade, por contratar shows de forma irregular. Ao se defender, a vereadora disse que só fez um comentário em vídeo sobre o caso e que a publicação ficou no ar durante quase uma hora até decidir removê-la depois de receber vários comentários.

 Com isso, o deputado estadual Ivan Naatz, do PL, publicou no seu Twitter que “é inaceitável que uma vereadora perca o mandato por uma suposição”.

A postagem continua dizendo que “é preciso repudiar o ato que cassou a edil Tereza Capra em São Miguel do Oeste. Aquilo foi uma violência contra a democracia e deve ser imediatamente corrigido pelo Poder Judiciário”.

Para corroborar a posição de Naatz, um outro advogado próximo do governador Jorginho Mello (PL) também resolveu defender a vereadora petista.

O Defensor Público Ralf Zimmer Junior (Pros) comentou na postagem de Naatz que “Fato. Divergências ideológicas partidárias tem limites. Tua posição Naatz engrandece teu mandato, e a democracia como um todo. Pressuposto para divergências sadias e justas. Parabéns!”.

Independente da legalidade ou não da cassação da vereadora Maria Tereza, a rede social de Naatz tem colocado o governador Jorginho Mello em situações difíceis nos últimos tempos, principalmente no caso da disputa pela presidência da Assembleia.

Não sabemos como essa manifestação será digerida pelos seus companheiros de partido, mas pode ser mais um motivo para que Naatz não seja agraciado com a liderança do Governo do Estado na Alesc.

A pressão contra o nome dele pode aumentar obrigando Jorginho a ter que escolher um outro nome para essa função e um dos mais cotados é o deputado estadual José Milton Scheffer (PP), que era o candidato de Naatz dentro da Assembleia.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores