Mauro de Nadal é quem vai negociar com o PL a composição da Mesa Diretora da Assembleia

Na tarde desta segunda-feira, 30, o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) esteve reunido com os deputados Júlio Garcia e Napoleão Bernardes, do PSD, e Vicente Caropreso e Marcos vieira, do PSDB, e recebeu carta branca para negociar com o PL a composição da Mesa Diretora da Alesc.

Nadal participou de uma outra reunião com sete deputados estaduais para definir quem ocuparia as comissões, em caso de vitória do emedebista.

Segundo informações do jornalista Emanuel Soares, da Rádio Jovem Pan News, que esteve na Assembleia agora a tarde, é que o entrave para a negociação entre o grupo de Nadal e a bancada do PL é a deputada Ana Campagnolo, que não abre mão da vice-presidência.

Segundo informações do deputado Maurício Eskudlark, já há o entendimento dentro da bancada do PL que o nome mais indicado para essa vice-presidência seria o do deputado Nilso Berlanda pela facilidade da construção do consenso.

Ivan Naatz (PL) parece ter sido escanteado e até o deputado José Milton Scheffer (PP), que dizia ter 23 votos, já não confirma essa projeção. Segundo Zé Milton, ele teria 23 votos se o governador Jorginho Mello (PL) entrasse no jogo, mas isso o governador já disseque não vai fazer.

É muito provável que o PP deva ficar mesmo com uma secretaria no governo de Jorginho Mello e acabe fora da Mesa Diretora da Assembleia. Certo mesmo é que nenhum deputado estadual do Progressistas será secretário estadual, pois Jorginho Mello não quer deixar que o ex-vereador Pedrão, de Florianópolis, que é o primeiro suplente, assuma uma cadeira na Alesc.

Fato mesmo é que a bancada do Partido Liberal de SC está em desacordo, mas já admite que está muito difícil vencer essa primeira batalha. Mas o PL já definiu que quer duas cadeiras na mesa e quer também participar da Comissões de Constituição e Justiça e da Comissão de finanças, as duas mais importantes do legislativo estadual.

Mas é praticamente certa a vitória de Mauro de Nadal que seria o novo presidente a partir de 1º de fevereiro e está quase confirmado o deputado Júlio Garcia ser o presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Na quarta-feira, 1º, teremos a certeza se tudo isso vai se confirmar e se realmente o Governo Jorginho Mello ficará, nos próximos dois anos, sob a batuta do MDB e do PSD dentro da Assembleia do Estado.

O clima lá está quente dentro dos gabinetes e até o último dia de janeiro fica tudo acertado para iniciar os trabalhos dessa nova legislatura. E a primeira matéria que deve causar um alvoroço maior entre os deputados será a reforma administrativa do Governo do Estado que ainda não foi encaminhada.   

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores