União Brasil de SC faz reunião de avaliação das eleições visando 2024

O União Brasil de Santa Catarina fez uma reunião da executiva estadual na quinta-feira, 3, em Florianópolis, para avaliar os resultados das eleições de 2022 e já se preparar para as eleições municipais de 2024.

Neste ano, o partido lançou o candidato Gean Loureiro na disputa pelo Governo do Estado, mas o ex-prefeito de Florianópolis ficou na quarta colocação tendo recebido 555.615 votos (13,61%).

Na Câmara Federal manteve o deputado Fábio Schiochet, mas sendo o que menos votos recebeu entre os 16 eleitos. Em 2018, Schiochet foi eleito com 87.345 votos e em 2022 ele recebeu 51.824 votos.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o partido tem até o fim dessa legislatura os deputados Ricardo Alba, Felipe Estevão, Laércio Schuster e Jair Miotto. Nas eleições de 2022 Ricardo Alba e Felipe Estevão tentaram a vaga na Câmara Federal, mas não se elegeram.

Em 2018 alba foi o deputado estadual mais bem votado em Santa Catarina com 62.762 votos e em 2022 faltou pouco mais de 700 votos (48.904 votos) para que ele assumisse uma cadeira no Congresso Nacional.

Os deputados estaduais Laércio Schuster e Jair Miotto tentaram a reeleição, mas somente Miotto teve êxito.

Em contrapartida, o União Brasil elegeu o vereador Marcos da Rosa (Blumenau) e o repórter Sérgio Guimarães (Florianópolis) para aa Alesc, passando de 4 para 3 cadeiras no legislativo estadual.

Mesmo com estes números, a avaliação da cúpula é positiva, pois em 2022 o que realmente fez a diferença na eleição catarinense foi Jair Bolsonaro. Os candidatos mais identificados com o presidente, como ocorreu em 2018, se elegeram.

A grande dúvida para 2023 é saber se a Executiva Nacional vai realmente apoiar o governo do PT e do presidente Lula. Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, já disse que de jeito nenhum fará oposição à Lula e que tem uma dívida com o petista.

A condição de Bivar para que o partido apoio o novo governo é conseguir ter a presidência da Câmara Federal e ele, hoje, é o principal nome para essa indicação.

O União Brasil terá a terceira maior bancada, com 59 deputados federais. A frende dele, apenas o PL com 99 parlamentares e o PT com 68 deputados.

Se esse apoio ocorrer, já tem nomes importantes da sigla em Santa Catarina que já avisaram que trocarão de partido. Então, o União Brasil de SC vai aguardar as próximas movimentações para começar a estudar nomes para as eleições municipais que acontecerão daqui há dois anos.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores