Pedalada da Furb com o ISSBLU é aprovada na Câmara de Vereadores

Na manhã de terça-feira, 20, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou o Projeto de Lei Complementar 2149/2022 que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários da FURB com o ISSBLU, o Instituto de Seguridade Social dos Servidores Públicos.

Desta vez o valor é de R$ 10 milhões, referentes às obrigações patronais da Universidade entre os meses de abril a agosto de 2022, que serão pagos em 36 vezes.

Antes da sessão, integrantes eleitos pela categoria para os Conselhos de Administração, Conselho Fiscal e do Comitê de Investimentos do ISSBLU, além dos representantes do Sintraseb, visitaram os gabinetes dos vereadores para alertá-los que esta prática recorrente das administrações da FURB e da Prefeitura pode levar a quebra do Instituto e inviabilizar o pagamento dos benefícios futuros dos servidores aposentados.

O caso da FURB é grave e o não pagamento e parcelamentos dessa dívida estão impactando no caixa geral do ISSBLU. Os recursos provenientes da contribuição patronal e alíquota especial e trabalhista já não dão conta de pagar as despesas com a folha atual. Desde 2021 estão sendo usado recursos do caixa do ISSBLU para complementar o pagamento de pensões e de benefícios previdenciários dos servidores.

A FURB e o Governo Municipal vêm fazendo, segundo o Sintraseb, do caixa do ISSBLU uma das fontes de seu financiamento, deixando de cumprir as suas responsabilidades com a previdência dos servidores. Segundo os dirigentes sindicais, é claro qual era a verdadeira intenção do prefeito com a reforma da previdência e a taxação dos aposentados.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores