Carlos Humberto e Emerson Stein querem o contorno viário norte na BR 101

A Frente Parlamentar do Corredor Litorâneo Norte, liderada pelo deputado estadual Carlos Humberto (PL), e a Coordenadoria da bancada do Vale do Itajaí, presidida pelo deputado estadual Emerson Stein (MDB), vão realizar na quarta-feira, 23, às 9 horas, na sala de reuniões de nᵒ 2 das Comissões a primeira reunião para tratar do contorne viário Norte, que deve ser construído nos mesmos moldes feitos na Grande Florianópolis.

A proposta é construir uma via alternativa para a BR-101, que já está próxima de ficar estrangulada segundo os parlamentares da Assembleia Legislativa. O projeto, que prevê 144 km, tem orçamento estimado em R$ 36 milhões pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.

O secretário da pasta, Jerry Comper (MDB), já confirmou presença na reunião, que também terá participação de representantes do Governo Federal, da Fiesc, Fetrancesc e Amfri. “Não podemos mais esperar, o trecho é um vetor econômico fundamental para Santa Catarina e por isso essa agenda precisa ser nossa prioridade”, destaca Carlos Humberto.

O estudo de viabilidade (EVTEA) foi concluído em 2022 e no mesmo ano foram licitados os projetos de engenharia, divididos em quatro lotes. A elaboração dos projetos ainda não começou, mas deverá ter andamento a partir dos primeiros dados a serem trazidos pelos estudos ambientais.

O custo da rodovia teve estimativa de R$ 6 bilhões para o traçado entre Joinville e Biguaçu, no acesso ao Contorno Viário da Grande Florianópolis.

As cidades mais prejudicadas, segundo os parlamentares, são aquelas que estão entre o trecho de Balneário Piçarras e Bombinhas, principalmente durante o verão, que é quando a BR 101 fica praticamente intransitável por conta dos engarrafamentos quilométricos.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores