Vereador e candidato a vice de Odair Tramontin cobra ação de Jorginho Mello sobre as barragens

Fez um ano que o Alto e Baixo Vale do Itajaí sofreram com mais uma enchente que atingiu, ao todo, 132 cidades de Santa Catarina. Na semana passada, tinha uma previsão de fortes chuvas, que acabaram não se confirmando, mas que colocaram em alerta novamente todas as Defesas Civis das cidades.

As cidades mais atingidas na época na região foram Taió e Rio do Sul, muito pela falta de manutenção das barragens que poderiam ter diminuído os estragos em todo o Vale do Itajaí. A Oktoberfest chegou a ter a data modificada por conta das águas que atingiram o parque Vila Germânica.

A enchente aconteceu em outubro de 2023, mas já em julho do mesmo ano o empresário vereador de Blumenau, Carlos Wagner “Alemão” (PSD), que foi o candidato a vice-prefeito em Blumenau na chapa do ex-promotor Odair Tramontin (Novo), já alertava as autoridades para as previsões da Nasa, que dizia que Santa Catarina receberia um grande volume de chuva por conta da falta de frio nas geleiras do Chile.

As chuvas vieram e a barragem de José Boiteux só pode ser colocada em funcionamento porque Carlos Wagner pagou do próprio bolso a manutenção da bomba que possibilitou que a barragem fosse fechada e pudesse diminuir os estragos em todo o Vale do Itajaí. O feito foi reconhecido até pelo governador Jorginho Mello (PL), que participou das negociações com os índios para que Alemão pudesse entrar na barragem e consertar e instalar o motor da comporta.

Na última sexta-feira, 11, o vereador de Blumenau postou na sua rede social um novo vídeo onde cobra do governador Jorginho Mello uma solução para as barragens de José Boiteux, que segundo Alemão está do mesmo jeito de 2023, e Ituporanga, que tem grande influência na região da cidade de Rio do Sul em caso de novas cheias.

Alemão diz no vídeo que “infelizmente Ituporanga continua, das cinco (comportas), duas não funcionam e José Boiteux, como a gente deixou há um ano atrás, ficou. Uma tá fechada e a outra tá aberta… um ano se passou e o governador nada”.

Carlos Wagner criticou o anúncio do Governo de Santa Catarina, que dizia que “o Estado quer sugestões sobre a operação das barragens no Alto Vale um ano após enchentes”.

Wagner diz no vídeo “governador, eu vou te dar uma sugestão boa. Levanta e vamos lá e arruma isso pelo amor de Deus. Cara, um ano já. Nós estamos falando de 16 municípios, um milhão e pouco de habitantes na mão de um processo desse”.

O vereador afirma que há na conta do Governo do Estado pouco mais de R$ 4 milhões para a reforma das barragens desde o ano de 2018.

Ele finaliza, dizendo para Jorginho Mello “é triste né que o senhor ainda pegou umas férias aí pra tentar promover os seus candidatos. Devia ter pegado umas férias e trabalhar em cima dessas barragens, pelo amor de Deus”.   

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores