Deputado estadual critica a atual situação das barragens em Santa Catarina

Muitos deputados estaduais criticaram na sessão de quinta-feira, 10, a condição crítica das barragens do Vale do Itajaí. O deputado Napoleão Bernardes (PSD) utilizou a tribuna para mostrar a sua preocupação com as más condições das estruturas, especialmente diante da previsão de novas chuvas que deixam os moradores da região muito apreensivos.

Na sua fala, ele destacou a Barragem de Ituporanga, que está operando só com duas das cinco comportas existentes naquela barragem, o que compromete a segurança e a eficiência da estrutura.

“O próprio relatório do Estado já define a situação como crítica, e obras urgentes são imprescindíveis para evitar maiores danos. Precisamos que a proteção seja levada a sério e não empurrada com a barriga”, afirmou.

Napoleão relembrou os problemas causados pelas chuvas em 2023, que acabou com enchentes em 209 cidades e com 195 delas decretando situação de emergência. Outras 14 entrando em estado de calamidade pública, a maioria do Alto e Médio Vale do Itajaí.

“Passado um ano dessa tragédia, nenhuma medida significativa foi tomada para melhorar a situação das barragens. Perdemos empregos, empresas, vidas, mas infelizmente nada mudou”, constatou o deputado.

Napoleão também chamou atenção para a Barragem de José Boiteux, que é a maior estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí. Ela segue enfrentando problemas, com uma das duas comportas permanecendo emperrada e, segundo o próprio Governo do Estado admitiu durante as chuvas do ano passado, não recebe revisão há quase uma década.

Além da falta de manutenção das barragens, o deputado do PSD lamentou o veto do governador Jorginho Mello às emendas que destinavam R$ 58 milhões ao orçamento para o combate às enchentes no Vale do Itajaí.

Os recursos seriam destinados para ações como a construção de barragens, melhorias das estruturas já existentes e desassoreamento de rios.

Os meteorologistas da Defesa Civil preveem que as chuvas continuem nessa sexta-feira, 11, devido a uma circulação marítima e a uma área de baixa pressão. Nos próximos dois dias, são esperados entre 50 e 70 mm de chuva nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Alto Vale, a previsão é de 30 a 50 mm, enquanto no Grande Oeste e Planaltos pode chegar a 70 mm.

O risco de alagamentos e enxurradas continua moderado nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Com a continuidade das chuvas, pode haver transbordamento em rios menores, como córregos e ribeirões. O solo encharcado em áreas inclinadas aumenta o risco de deslizamentos, principalmente em locais vulneráveis.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores