Candidato de Jorginho Mello lidera as pesquisas na corrida eleitoral em Tubarão

O jornal Diário do Sul contratou o Instituto Mapa para que fosse feito a primeira pesquisa eleitoral na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, para saber do eleitor da cidade em quem ele pretendia votar no dia 6 de outubro.

E na terça-feira, 24, o Mapa divulgou os números desse levantamento da eleição municipal de 2024. A pesquisa foi realizada, via telefone, entre os dias 19 e 21 de setembro com 406 eleitores. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral está sob o número SC-04014/2024.

De acordo com os dados da pesquisa na estimulada, se a eleição fosse hoje, Estêner Soratto (PL) estaria na frente, com 49,3% de intenções de voto. Carlos Stüpp (PSDB) aparece em segundo lugar, com 26,1%; e Maristela Francisco (PT) em terceiro, com 15%. Votos brancos e nulos somaram 3,7% e 5,9% não souberam ou não quiseram responder.

Estêner Soratto Jr. (PL) era, até 31 de dezembro de 2023, o chefe da Casa Civil de Jorginho Mello, mas deixou o cargo para voltar a ocupar a cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, cargo que foi eleito pela primeira vez na eleição de 2022. Nessa eleição ele pretende ser prefeito de Tubarão, seguindo os mesmos passo do seu pai, que administrou a cidade entre 1989 e 1992.

Já o candidato Carlos Stüpp (PSDB), que já foi prefeito de Tubarão de 2001 a 2008, tem o apoio do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) e do ex-prefeito Joares Ponticelli (PP), que em 2024 concorre a uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Essa não é apenas uma disputa municipal, mas sim uma disputa estadual, pois o governador Jorginho Mello não quer que Carlos Moisés ganhe força, pois ele pode ser um adversário do PL na região na eleição de 2026, pois ele deve se candidatar a uma cadeira na Alesc ou na Câmara dos Deputados.

Numa manobra em Brasília com o deputado federal Marcos Pereira, que é o presidente nacional do Republicanos, Jorginho tirou o partido do controle de Moisés em Santa Catarina e conseguiu colocar o deputado federal Jorge Goetten na presidência estadual, isolando o ex-governador.

Mas essa briga não deve parar por aí, pois Moisés não disse se permanece ou se sai do Republicanos, mas se realmente quiser disputar as eleições de 2026, terá que procurar outra legenda para se candidatar, e de preferência nenhuma que vá apoiar a reeleição do atual governador de Santa Catarina.

Estêner Soratto (PL) – 49,3%

Carlos Stüpp (PSDB) – 26,1%

Maristela Francisco (PT) – 15%

Brancos e nulos – 3,7%

Não sabem ou não quiseram responder – 5,9%

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores