Pesquisa Mapa mostra como está o cenário eleitoral em Chapecó

Enfim, saiu a primeira pesquisa eleitoral para a cidade de Chapecó. O levantamento foi realizado pelo Instituto Mapa a pedido do Grupo Condá de Comunicação com a colaboração das rádios Condá FM, Oeste Capital FM e Clube FM e publicada no Portal ClicRDC, todos os veículos da cidade de Chapecó.

Foram entrevistadas 504 pessoas entre os dias 23 e 24 de setembro. A pesquisa, que foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SC-03000/2024, tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,4% para mais ou para manos.

Como já era esperado, a pesquisa estimulada, onde são apresentados os candidatos para o eleitor escolher, mostrou que o prefeito João Rodrigues (PSD), que busca a reeleição, apareceu em primeiro lugar com 79,6% das intenções de voto. Pedro Uczai (PT) ficou em segundo lugar, com 11,1% e Dadá Westphal (Nono) aparece na terceira posição, com 5,4% das intenções. Branco ou nulo somaram 0,8% e indecisos foram de apenas 3,2%.

Se for apresentado apenas os votos válidos, onde se exclui votos brancos, nulos e indecisos, a vantagem de Rodrigues aumenta, ficando com 82,9% contra 11,6% de Pedro Uczai e 5,6% de Dadá Westphal.

Na rejeição dos candidatos apresentados, o mais apontado pelo eleitorado chapecoense foi o deputado federal e candidato do PL, Pedro Uczai, que recebeu 71,6% da escolha dos ouvidos pelo Mapa. Dadá Westphal foi indicado por 13,1% e o prefeito João Rodrigues foi citado por 9,3% dos eleitores ouvidos.

Sobre a definição do voto, 91% dos eleitores afirmam que não trocam mais o candidato escolhido e apenas 5,1% dos ouvidos disseram que ainda podem trocar de candidato até o dia 6 de outubro. Já 3,9% dos eleitores disseram estar indecisos.

Com mais dez dias de campanha até o dia da votação, o chapecoense parece já ter definido pela reeleição do atual prefeito, mesmo sabendo que ele pode ficar apenas nos dois primeiros anos de mandato, passando o comando da prefeitura para o vice-prefeito Valmor Scolari (PSD).

A eleição de Chapecó se definirá já no primeiro turno, pois a cidade ainda não alcançou o número de eleitores suficiente para a realização de um segundo turno, como já acontece em Joinville, Florianópolis e Blumenau.

João Rodrigues tem percorrido o Estado para apoiar outros candidatos a prefeito do PSD e já tem se colocado como um possível candidato a governador na eleição de 2026. Ele, hoje, é o grande adversário do governador Jorginho Mello e a eleição de 2024 deve mesmo ficar polarizada entre PSD e PL.

João Rodrigues (PSD) – 79,6%

Pedro Uczai (PT) – 11,1%

Dadá Westphal (Novo) – 5,4%

Indecisos – 3,2%

Brancos e nulos – 0,8%

Pedro Uczai (PT) – 71,6%

Dadá Westphal (Novo) – 13,1%

João Rodrigues (PSD) – 9,3%

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores