Câmara de Vereadores de Blumenau não aprova projeto defendido pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Blumenau produziu uma cartilha com várias sugestões sobre prevenção, tendo sido levada também para escolas com vistas para conscientizar sobre preservação da vida e a minimização de danos em situações de calamidade.

A Prefeitura de Blumenau tem um programa que abordam temas como noções básicas de Defesa Civil, percepção de risco, plano de contingência, gestão do lixo e educação ambiental.

A Defesa Civil atende também solicitações de outros municípios que buscam referência para implementação de programas de prevenção nas escolas.

Diante de tudo isso, o vereador Carlos Wagner Alemão (PSD) tentou por duas vezes aprovar um projeto de lei que visava implantar nas escolas do município a captação da água da chuva.

O primeiro foi o Projeto de Lei 8282/2021, que dispunha sobre o “Programa de Reaproveitamento de Água Pluvial nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil”. Esse projeto recebeu parecer contrário da Assessoria Jurídica da Câmara e acabou arquivado.

Em 2022 o vereador reapresentou a proposta, mas ela novamente foi rejeitada pela Câmara de Vereadores.

Segundo Carlos Wagner, há 10 anos, antes de ser vereador, ele ajudou, através de uma parceria público privado, a Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Almirante Tamandaré, no bairro Vorstadt, a construir um sistema de captação da água da chuva por conta das constantes falta de água naquela escola.

Segundo o vereador, o sistema resultou na diminuição da conta de água da escola em quase R$ 600,00 por mês e, de acordo com Alemão, isso poderia ser feito nas demais escolas do município.

Vale ressaltar que as escolas Machado de Assis, na Itoupava Seca, e a escola Alice Thiele, no Garcia, já implantaram, também através de parcerias, seus sistemas de captação de água da chuva.

Ele postou um vídeo na sua rede social dizendo que, por não fazer parte da base do governo de Mário Hildebrandt, o seu projeto é rejeitado, mesmo beneficiando a própria Prefeitura de Blumenau e suas escolas e centros educacionais.

“Mesmo que a Defesa Civil adote em sua cartilha de prevenção o direcionamento adequado e a captação de água da chuva como ferramenta de prevenção de desastre natural, ainda não conseguimos votos necessários”, finaliza o vereador.

Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores