A hora de conversar sobre os pré-candidatos a vice em Blumenau

Sabemos que somente entre meados de julho e começo de agosto desse ano é que os partidos confirmação seus candidatos a prefeito de Blumenau, mas tudo indica que os nomes colocados neste momento são os que realmente vão para a disputa em 2024.

Então, a partir de agora, as conversas se voltam para a escolha do vice de cada chapa e principalmente as siglas que não têm pré-candidato a prefeito, se movimentam fortemente nos bastidores para colocarem um de seus filiados na disputa majoritária.

Já sabemos que o PL, partido do prefeito Mário Hildebrandt, escolheu o deputado estadual Egídio Ferrari para ser seu pré-candidato. O Novo irá com o promotor Odair Tramontin; o PT escolheu a deputada federal Ana Paula Lima; o PSDB decidiu seguir com a pré-candidatura da vice-prefeita Maria Regina Soar; o Psol lançou a advogada Rosane Magaly Martins para a disputa e de última o Podemos também colocou o nome do ex-deputado estadual Ricardo Alba para disputar a Prefeitura de Blumenau

Na disputa pela vaga de vice nessas seis chapas que, até esse momento, vão concorrer as eleições municipais na cidade, estão nomes como o da secretária-adjunta da Educação do Estado, Patrícia Lueders; dos vereadores Marcelo Lanzarin (PP), Bruno Cunha (cidadania), Almir Vieira, Carlos Wagner Alemão (PSD) e Silmara Miguel (PSD); do médico Mário Kato (PCdoB) e de Jean Volpato (PT).

Denise dos Santos, esposa do deputado federal Ismael dos Santos, estava praticamente certa para ser a vice de Tramontin, mas por motivos pessoais ele desistiu de participar das eleições deste ano.

Então, o PSD continua sendo o partido que irá indicar o vice do ex-promotor e nesse momento os nomes de Silmara Miguel e de Carlos Wagner Alemão é que estão colocados na mesa com uma vantagem para Silmara por ser mulher e por fazer parte da Igreja Assembleia de Deus.

Já o PSDB faz parte da Federação Partidária com o Cidadania e o nome mais forte para ocupar a vaga de vice de Maria Regina Soar é o do vereador Bruno Cunha. Bruno tem pautas muitos fortes no seu mandato, como as causas LGBTQI+ e a causa animal.

Mas o PP, que está em estado de espera, também observa o que deve acontecer com a pré-candidatura da vice-prefeita de Blumenau, mas sem tirar o olho do PL de Egídio Ferrari.

E para essas vagas de vice estão os vereadores Marcelo Lanzarin, que é o nome preferido do prefeito Mário Hildebrandt para compor a chama de Ferrari, e Almir Vieira, que sabe que tem pouca chance de ser vice do PL e está de olho no PSDB.

Já o deputado estadual Ivan Naatz quer ver a secretária-adjunta Patrícia Lueders como vice de Egídio Ferrari, mas o próprio governador Jorginho Mello deixou a decisão dessa escolha para o prefeito Mário.

Na esquerda, o médico Mário Kato também pensa em fazer de uma chapa nas eleições municipais e pode ocupar a vaga de vice de Ana Paula Lima, mas pode também acabar compondo com Rosane Martins.

Tudo vai depender das conversas que o PT e o Psol terão em nível estadual, principalmente sobre a pré-candidatura do deputado estadual Marquito em Florianópolis. lá, PT e Psol tem seus candidatos, mas podem acabar juntos numa única chapa.

Se isso acontecer, essa união pode ser editada em Blumenau também e aí muito provavelmente Rosane sairia do páreo e disputaria uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Mas pode acontecer também de Ana Paula Lima desistir de disputar a prefeitura de Blumenau e aí o nome mais provável para substituí-la seria o do seu assessor Jean Volpato.

O único pré-candidato que ainda parece um pouco isolado sem a intenção de outros partidos fazerem uma coligação é o do ex-deputado Ricardo Alba.

O Podemos diz que já está há algum tempo construindo a candidatura dele, mas Alba também é outro que pode sair da disputa e acabar figurando na vaga de vice de outro nome mais consolidado.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores