Deputados estaduais do Vale do Itajaí querem obras contra as cheias

Na manhã de terça-feira, 12, os deputados estaduais Emerson Stein (MDB), que coordena o grupo, Carlos Humberto (PL), Marcos da Rosa (UB), Napoleão Bernardes (PSD), Oscar Gutz (PL) e Paulinha (Podemos), que compõe a bancada do Vale do Itajaí, se reuniram com o secretário da Defesa Civil do Estado, coronel Fabiano de Souza, para pedir agilidade nos investimentos contra as cheias na região

Os parlamentares também procuraram saber quais medidas estão sendo tomadas contra as enchentes pelo Governo do Estado.

Eles manifestaram preocupação com os impactos das chuvas cada vez mais volumosas. De acordo com o grupo de parlamentares, o atual sistema está defasado e necessita ser ampliado para que se preserve a vida e o patrimônio das mais de 1 milhão de pessoas que vivem no Vale do Itajaí.

Em resposta, o secretário informou que o Governo de Santa Catarina vai lançar no mês de abril o Programa “Santa Catarina – Proteção Levada a Sério”, que terá ações previstas a partir de estudos realizados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Segundo o coronel Fabiano, o programa engloba 25 obras que terão que ser executadas até 2033, num investimento estimado de R$ 5 bilhões.

A expectativa é que a dragagem do rio Itajaí-Açu no trecho urbano de Rio do Sul e a construção de duas novas barragens, uma em Mirim Doce e outra em Petrolândia, já sejam executadas até o fim de 2024.

Além disso, o Estado está iniciando os trabalhos para efetuar o reparo de uma das duas comportas da Barragem de José Boiteux, que nesse momento está inoperante.

Os deputados aproveitaram a oportunidade para reafirmar o compromisso de auxiliar o secretário na adoção das medidas legislativas necessárias para dar celeridade às obras e aprimorar a política estadual de defesa civil.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores