Prefeitos, deputados e governador criam parceria para obras de mobilidade no Litoral de SC

O Governo do Estado, prefeitos e deputados da região do litoral norte firmaram uma parceria na sexta-feira, 26, para viabilizar as obras do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis).

O projeto foi apresentado pela deputada estadual Paulinha (Podemos) em uma reunião técnica na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, com presença do governador Jorginho Mello (PL), de secretários de Estado, de representantes dos municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), da Univali e do Banco Mundial.

O Promobis inclui um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, um sistema de ônibus elétrico interligando os 11 municípios da região e o projeto de Mobilidade Ativa de Balneário Camboriú, o “Caminhos do Mar”.

Esse projeto é o primeiro financiamento de um consórcio de municípios apoiado pelo Banco Mundial no Brasil e em qualquer outro país.

O governador Jorginho Mello afirmou que o projeto é inovador e que terá apoio do Governo do Estado. “É um projeto arrojado, moderno que vai mudar a história da região litorânea de Santa Catarina. E o Governo do Estado faz questão de ter uma participação. Quem vem pra cá tem que ter condições fáceis de entrar e sair e isso é mobilidade inteligente”.

Durante a explicação sobre o Promobis, Paulinha destacou que os estudos iniciaram quando ainda era prefeita de Bombinhas e foram aprimorados nos últimos anos. Além disso, reforçou que as obras desde o início foram apoiadas por todos os prefeitos da região, independentemente de partido, pelo impacto positivo que vão causar no Litoral Norte.

O investimento para viabilizar o projeto inclui U$ 120 milhões com recursos públicos, incluindo financiamento de cerca de U$ 90 milhões com o Banco Mundial e aproximadamente U$ 30 milhões de contrapartida do Estado.

Além disso, os investimentos privados, considerando o sistema de transporte coletivo e o túnel imerso, devem superar os U$ 250 milhões.

As negociações com o Banco Mundial avançaram nos últimos anos e devem ser concluídas até o mês de maio, com a liberação dos recursos a partir do segundo semestre. O especialista Sênior de Transporte do Banco Mundial, Carlos Bellas Lamas, destacou durante a reunião que Santa Catarina tem um projeto inédito no mundo e que será referência para o Banco aplicar em outros países nos próximos anos.

Como o Governo do Estado será responsável por executar a maior parceria público-privada da história do estado para construção do túnel, haverá menos riscos e, por consequência, menor preço cobrado para o cidadão.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores