Kennedy Nunes foi um nome importante para colocar o Detran/SC nos trilhos

Em maio de 2023 o governador Jorginho Mello (PL) chamou o ex-deputado estadual Kennedy Nunes (PTB) para comandar o Detran de Santa Catarina com a missão de fazer aquele órgão funcionar e de “acabar com os rolos” que complicavam a vida do catarinense.

Depois de oito meses à frente do Departamento Estadual de Trânsito, Kennedy diz que o ano que passou foi um momento de superação de muitos desafios e a conquista do espaço de destaque ao lado das demais autarquias e empresas do Governo de Santa Catarina.

O presidente estadual do Detran diz que o lançamento do Programa CNH Emprego na Pista e a regulamentação do Detran como autarquia são as duas ações de maior destaque da sua gestão. “A primeira é um projeto social e a segunda é uma ação que reestrutura e dá autonomia ao Detran/SC”.

O Programa CNH Emprego na Pista foi uma ação de Governo voltada à empregabilidade, sendo ofertadas 30 mil vagas para as pessoas que precisam tirar a CNH para trabalhar. Segundo o programa, os beneficiados com as 30 mil vagas não vão gastar nada para retirar ou mudar a categoria da carteira de habilitação.

Kennedy diz que serão investidos recursos na ordem de R$ 54 milhões entre cursos, exames, isenção de taxas e operacionalização do Programa para os próximos três anos, entre 2024 e 2026.

Já a aprovação da regulamentação do Detran como autarquia dará maior autonomia institucional e financeira para que o órgão possa melhorar os serviços oferecidos para a população, deixando de ser um departamento subordinado a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Mas Kennedy Nunes se viu numa sinuca de bico quando passou a visitar os locais de atendimento, onde faltava pessoal, condições de trabalho, havia muitos procedimentos atrasados e muitos prestadores de serviço praticamente comandavam as ações.

De acordo com o presidente, ocorreram mudanças nos procedimentos e processos para, ainda no mês de maio de 2023, melhorar a prestação dos serviços e a reestruturação dos postos e atendimento.

Segundo Kennedy, entre as mudanças estão a criação dos Grupos de Trabalho dos CACs (Centros de Avaliação de Condutores) e dos ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria), que resultaram na publicação de portarias que regulamentam os credenciamentos e os serviços prestados.

“A padronização dos processos também foi iniciada e deve ser concluída com a publicação de quatro manuais que irão disciplinar as atividades realizadas pelas unidades do Detran no Estado”, destaca Nunes. Ele complementa dizendo que 2023 foi um ano bastante desafiador e que agora o Detran é um novo Detran.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores