Quem são os pré-candidatos para 2024 nas principais cidades de Santa Catarina

Os nomes para a disputa das eleições de 2024 começam a surgir nas principais cidades de Santa Catarina e alguns partidos começam a colocar o bloco na rua para, desde já, mostrar para o eleitor o que pretendem para o futuro das cidades.

Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD) é nome certo e deve ter como adversários o ex-vereador Pedrão Silvestre (PP), o deputado estadual Marquito (Psol) e o ex-vereador Lela (PT). A dúvida fica por conta de Dário Berger, que pode ir para o MDB que já fechou acordo com Topázio, e sair candidato em São José, ou ficar no PSB e disputar a Prefeitura da Capital.

Joinville é outra cidade que o atual prefeito, Adriano Silva (Novo), vai disputar a reeleição. Pelo PL, deve disputar o pleito de 2024 o deputado estadual Sargento Lima; pelo MDB o também deputado estadual Fernando Krelling e pelo Podemos quem deve vir é o ex-deputado federal Rodrigo Coelho. O nome do Podemos, apesar de não ter conseguido a reeleição em 2022, foi o mais votado em Joinville entre todos os candidatos a deputado federal.

Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD) também vai tentar continuar na cadeira e deve ter como adversários um nome do PL ligado ao bolsonarismo para bater de frente com Rodrigues, o emedebista Cleiton Fossá, que ficou em segundo lugar em 2020, e a deputada estadual Luciane Carminatti, que é a pré-candidata do PT.

Em Criciúma, há uma queda de braço dentro do PSD, partido do prefeito Clésio Salvaro. O deputado federal e atual secretário do Meio Ambiente do Estado, Ricardo Guidi, diz que não abre mão da vaga, mas Clésio quer emplacar o vereador e secretário Geral na Prefeitura, Arleu da Silveira. Contra um deles o PCdoB deve lançar o nome da vereadora Giovana Mondardo, o União Brasil local quer lançar o nome de Anibal Dário e o MDB, hoje, pensa em Paulo Ferrarezi. Acélio Casagrande (PSDB) está no governo de Salvaro, mas pode aparecer na eleição representando o ninho tucano.

Em Blumenau, o nome garantido na eleição do ano que vem é o da vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), que vai representar o governo de Mário Hildebrandt. Com o acordo firmado com o PSD, o Novo praticamente confirmou o nome de Odair Tramontin e o PT já definiu que a deputada federal Ana Paula Lima será a sua candidata. O Psol terá que lançar um novo nome, pois a professora Georgia Faust já disse que não será mais candidata. Já o PL é quem carrega a grande dúvida na cidade. O partido de Jorginho Mello pode compor com a candidatura da atual administração ou buscar um nome ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e tentar atrair os votos da direita, que é a maioria em Blumenau. O MDB quer lançar o deputado estadual Egídio Ferrari, hoje no PTB, e o PP lançou o vereador Almir Vieira, mas esse último deve desistir em favor de Maria Regina Soar.

Em São José, o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) vai buscar a reeleição e pode enfrentar na eleição de 2024 a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL), o ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo) e o ex-senador Dário Berger, se ele voltar para o MDB. O PCdoB já lançou o nome de Ângela Albino, mas a confirmação depende da análise da federação partidária que tem com o PV e PT.

Em Lages, quem deve representar a atual administração é o vice-prefeito Juliano Polese (PP). Já o MDB deve lançar o nome do ex-deputado e ex-prefeito Elizeu Mattos; o Podemos deve ser representado pelo deputado estadual Lucas Neves e o nome considerado mais forte dessa disputa é o da secretária de Saúde do Estado, deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), que virá com o apoio de Jorginho Mello.

Em Itajaí o vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT) e o secretário de obras Márcio José Gonçalves (UB) querem representar a administração de Volnei Morastoni (MDB) em 2024. Eles não abrem mão da disputa, mas Volnei deve escolher apenas um. O PL está entre o nome do vereador Rubens Angioletti e do secretário-adjunto de Portos e Aeroportos do Estado, Robison Coelho. O nome do escolhido sai depois de uma pesquisa que o PL fará no ano que vem. Já o PSDB deve indicar o nome da vereadora Ana Carolina Cristofolini Martins e o Solidariedade deve vir com o também vereador Osmar Teixeira.

Em Balneário Camboriú três nomes estão praticamente certos: dos vereadores André Meirinho (PP) e Lucas Gotardo (Novo) e do advogado Allan Schroeder (PDT). O PSD precisa esperar a filiação de Juliana Pavan, hoje no PSDB, para confirmar seu nome na disputa e o PL tá passando por um dilema interno. O prefeito Fabrício Oliveira precisa cumprir um acordo e apoiar um nome do MDB, mas o deputado estadual Carlos Humberto Metzner quer ser o indicado pelo partido. Possivelmente o MDB deve indicar o nome do vereador Nilson Probst ou do secretário de Educação do município e também vereador, Marcelo Achutti.   

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores