Foguete, míssil e sonda espacial são montados no Parque Astronômico de Criciúma

No próximo sábado, 4, Criciúma comemora 98 anos de emancipação político-administrativa e o prefeito Clésio Salvaro (PSD) vai entregar o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² com o foguete, míssil e sonda espacial, adquiridos junto a Força Aérea Brasileira (FAB), montados.

“Esses novos equipamentos são muito mais do que simples objetos para apreciação. Eles servirão como instrumento de pesquisa para nossos estudantes, proporcionando uma experiência com peças originais”, ressaltou o prefeito de Criciúma.

Os equipamentos são compostos por peças originais, de projeto com pequenas alterações para que possam ser afixados para exposição. Todos passaram por um processo de desmilitarização, onde os componentes internos foram removidos para facilitar o transporte, a instalação e evitar riscos aos operadores e à população. Portanto, as maquetes continuam sendo uma representação fiel ao projeto aerodinâmico original.

Segundo o chefe da Divisão de Mecânica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, major engenheiro Arruda, os foguetes VS-40 e Sonda II foram utilizados em experimentos científicos como rota tecnológica para o desenvolvimento de satélites.

Já o míssil MAA-1 é um projeto nacional, que representou avanços no desenvolvimento de tecnologias sensíveis de defesa nacional. O míssil teve o seu uso descontinuado após a suspensão das atividades da empresa desenvolvedora.

“Os criciumenses receberão três grandes presentes da FAB. Esses equipamentos são fruto de muito trabalho e horas de desenvolvimento, suportados por toda a sociedade brasileira”, afirmou Arruda.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores