Depois de Antonieta de Barros foi a vez de Vanessa da Rosa na Assembleia de SC

Em 1934 Antonieta de Barros foi a primeira mulher negra a assumir uma cadeira como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Após 89 anos, na manhã dessa quinta-feira, 19, a professora de Joinville Vanessa da Rosa (PT) acabou fazendo história assumindo a vaga do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT), que se licencia por 30 dias. Ela fica no cargo até o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.

Ex-secretária da Educação de Joinville e professora há 33 anos da educação básica ao ensino superior, Vanessa da Rosa disputou as eleições em 2022, tendo conquistado 16.832 votos. É a primeira suplente de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

Muito aplaudida e visivelmente emocionada, Vanessa da Rosa tomou posse como parlamentar tendo como principal missão lutar pela causa negra.

“Será um mandato breve, mas gigante, com um simbolismo histórico para as mulheres catarinenses, em especial, para as mulheres negras”, afirmou, citando o legado de Antonieta de Barros como inspirador para as mulheres catarinenses. 

Além da causa negra, a nova parlamentar garantiu que estão em suas pautas a defesa da educação, a luta pelos jovens e o combate à violência contra a mulher. “Foi um sonho coletivo, comungado por mais de 16 mil catarinenses e hoje concretizado. Estou muito feliz, sou muito grata, em especial, ao deputado Padre Pedro por permitir esse momento”, finalizou.

Estiveram presentes na posse de Vanessa o ex-prefeito de Joinville, Carlito Merss, e a ex-senadora Ideli Salvatti.A nova parlamentar foi saudada pelos demais deputados estaduais que participaram da sessão desta quinta-feira.

O deputado Fabiano da Luz (PT) deu boas vindas para a nova colega. “Em nome do nosso partido e do Parlamento estamos muito orgulhosos e felizes em ter você aqui conosco. Por ser essa mulher que tem toda essa força, essa coragem e que chega para somar”, disse.

Também endossaram as palavras de Fabiano de Luz, os deputados Ivan Naatz (PL), Lunelli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT), Camilo Martins (Podemos), Pepê Collaço (PP), Mateus Cadorin (Novo), Mauricio Peixer (PL), Volnei Weber (MDB), Pedrão Silvestre (PP), Mário Motta (PSD), Napoleão Bernardes (PSD) e Mauricio Eskudlark (PL), vice-presidente da Casa, que conduziu a sessão. 

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores