Bancada federal de SC pede à Defesa Civil Nacional ajuda para as cidades

Preocupados com o atendimento aos municípios catarinenses que estão sofrendo com os desastres naturais, deputados e senadores do Estado fizeram uma reunião virtual nessa segunda-feira, 9, com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros.

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Jorge Goetten (PL), que é do Alto Vale do Itajaí, região mais afetada pelas chuvas.

Goetten pediu celeridade nas ações do Governo Federal para atender os prefeitos. “Estou falando como cidadão que já enfrentou 16 enchentes com este episódio de agora. Precisamos da presença constante da Defesa Civil no Estado. Os prefeitos sofrem muito com a falta de recursos pra reconstrução, porque esbarram em burocracia e demora no repasse”, afirmou.

Ações da Defesa Civil Nacional

O secretário da Defesa Civil Nacional disse que o órgão já vinha monitorando a situação e que enviou representantes para Florianópolis para atuar junto com a Defesa Civil Estadual. “O Governo Federal vai atender a população afetada com tudo o que for preciso. Desde kits de suprimentos até limpeza das cidades e um plano maior, pra ações de recuperação de grande porte”, ressaltou Barreiros.

Questionado sobre a quantidade de recursos que serão enviados, o secretário disse que ainda não foi definido o valor. “Não temos esse número, o evento ainda está acontecendo”, afirmou.

Os representantes de Santa Catarina elogiaram o trabalho conjunto que vem sendo feito pelo governo do estado sob o comando do Governador Jorginho Mello (PL) e do Secretário de Defesa Civil, Coronel Armando, juntamente com os prefeitos e as Defesas Civil dos municípios e a Defesa Civil Nacional.

Também agradeceram o trabalho do governador em relação as ações já desempenhadas pelo Governo de Santa Catarina e a prestatividade do secretário Wolnei Barreiros e do Ministro da Integração Nacional, Waldez Goés.

Na reunião, ficou definido também que serão feitos encontros com as equipes técnicas dos municípios afetados a fim de prestar apoio humanitário e ajuda na reconstrução dos estragos.

Cidades do Alto Vale, como Taió e Rio do Sul, estão entre as mais atingidas pelas águas e são as que mais necessitam de ajuda nesse momento. A expectativa agora é que a chuva dê uma trégua para que os municípios consigam recuperar o que foi danificado.

A operação de fechamento das barragens na região do Vale do Itajaí conseguiu amenizar os impactos das fortes chuvas em Santa Catarina, especialmente no Alto e Médio Vale do Itajaí.

Segundo o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, apesar dos estragos provocados pelo grande volume de água, eles poderiam ter sido ainda maiores se não fossem as operações de fechamento das comportas realizadas nas barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores