O projeto do queijo aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o parecer do projeto de lei 0286/2023, de autoria do deputado licenciado Napoleão Bernardes (PSD), que pretende incluir o queijo “kochkäse” (se pronuncia corquesa) como integrante do patrimônio cultural e material do estado de Santa Catarina.

Até aí nada de muito surpreendente, afinal a iguaria faz parte da mesa da colonização alemã catarinense há muitos anos. Mas o maior problema dessa matéria foi ver a dificuldade dos deputados estaduais que compõe a Comissão pronunciarem o nome do queijo.

Muita coisa estranha saiu, algumas até muito próximas, mas no final o deputado Zé Caramori (PSD), que assumiu a vaga de Napoleão na licença do titular, disse que “eu vou fazer um requerimento em gabinete a ele para que ele nos permita conhecer este queijo fisicamente”.

O presidente da Comissão, deputado estadual Camilo Martins (Podemos), disse na sua fala que “ele traga um pouco desse queijo para nós saborearmos aqui”.

Anteriormente, o deputado estadual Volnei Weber (MDB), mesmo sendo de Joinville, que também tem a colonização alemã, disse que estava impossibilitado de falar (o nome do queijo).

Volnei até brincou com o deputado Camilo Martins dizendo que “me impressionei pela facilidade que o senhor fez a pronúncia, de forma direta, sem gaguejar”.

O importante é que o projeto de lei foi aprovado, que agora deve passar por outras Comissões para ir ao plenário para ser votado pelos 40 deputados estaduais.  

Veja o vídeo da reunião da Comissão de Constituição e Justiça:

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores