Horas depois da Polícia Civil bater na casa de funcionários públicos do Samae e de empresários ligados as empresas que participaram de uma licitação supostamente fraudulenta para a manutenção de 108 imóveis da autarquia, os 15 vereadores de Blumenau aprovaram uma CPI para investigar o caso.
O Promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, da 14ª Promotoria, fez a denúncia desse caso no Ministério Público no dia 26 de maio deste ano e desde então somente a Polícia Civil investigou. Mas já se sabia das supostas irregularidades desde o ano de 2022, mas os vereadores sempre fizeram de conta que nada estava acontecendo.
Outros casos no Samae, como o Soldo Inflado, que chegou a levar para a delegacia o ex-diretor de Operações, Guto Reinert, com R$ 201 mil encontrados na casa dele, e o caso da terraplanagem, que investiga quatro ex-presidentes, sempre foram do conhecimento de todos, mas os vereadores de Blumenau nada fizeram.
Agora, depois que todos cobraram dos parlamentares blumenauenses uma ação mais enérgica sobre esse caso, eles vão usar uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que vai ser presidida e relatada por um vereador da base do governo, para tentar inocentar a alta cúpula da administração.
Eles até podem não ter participado de todo o suposto esquema relatado pelos policiais civis, mas no mínimo foram omissos, pois a imprensa sempre publicou sobre esses casos e o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) nunca sequer deram uma satisfação sobre esses assuntos.
Aliás, todo mundo na cidade sabe que Michael Schneider é sim um homem de confiança do prefeito Mário e da vice-prefeita Maria Regina, tendo sido designado para ir à Câmara Municipal explicar os constantes problemas de abastecimento na cidade.
Outro ponto que causa estranheza é o porquê que o prefeito Mário acatou o afastamento de Michael Schneider da presidência da autarquia e colocou um outro investigado no mesmo caso para continuar tocando o Samae? É a pergunta que veio sem resposta na nota da Prefeitura de Blumenau.
A CPI
Então, através de uma convocação do presidente da Câmara de Blumenau, vereador Almir Vieira (PP), que coincidentemente vai assumir a vaga de prefeito na próxima semana por conta de um agrado político, os vereadores vão montar um espetáculo e aproveitar para matar dois coelhos com uma cajadada só.
Vão fazer um relatório que não vai encontrar nenhum indício contra o prefeito, a vice e também contra eles próprios, já que alguns tem indicados em cargos de comissão na autarquia, e também vão usar a CPI como holofote para as eleições de 2024.
Enfim, pelo menos, nesse primeiro momento, não se acredita nessa investigação do legislativo de Blumenau, mas vai que alguns colocam a mão na consciência e realmente decidem fazer uma investigação isenta. Isso nós só saberemos quando tudo terminar, mas a fé é a última que morre.
“engenheiros” de obras prontas!