Jorginho Mello volta a Blumenau para formalizar a liberação de recursos

O governador Jorginho Mello (PL) estará pela segunda vez em menos de trinta dias em Blumenau para participar de várias solenidades e também para assinar a liberação de recursos do antigo Plano 1000, hoje chamado de Transferência Especial Voluntária (TEV).  

No último dia 4 o governador esteve na cidade para a última agenda do “Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você”, onde atendeu os 14 prefeitos da região da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve).

Desta vez a agenda terá vários compromissos, onde ele iniciará a visita participando de uma cerimônia de aniversário de 163 anos do Hospital Santo Antônio. Depois vai até o Teatro Carlos Gomes para participar da aula inaugural do Entra21, do Blusoft, que é um programa gratuito de formação de alunos para a as áreas de tecnologia e informática.

O Entra 21 nasceu em 2006 na cidade e se estendeu para outros municípios da região, tendo chamado a atenção de Jorginho Mello para que ele aconteça também através das políticas educacionais do Governo do Estado.

À tarde, Jorginho vai para a Prefeitura de Blumenau para assinar a formalização dos repasses de recursos da macrodrenagem da Rua Araranguá e a pavimentação da Rua Paulo Zingel Filho, ambas pertencentes ao Plano 1000que sequer foram iniciadas por conta do decreto assinado por Carlos Moisés (Republicanos), que barrou o envio de dinheiro aos municípios.

As demais obras do Plano 1000, hoje chamado de Transferência Especial Voluntária (TEV), foram acordadas com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) no início de agosto, mas que ainda dependem da organização orçamentária do Governo do Estado para que elas reiniciem.

Agenda Política

Obviamente que, passando o dia todo em Blumenau, o governador Jorginho Mello vai receber a visita e conversará com as lideranças políticas do PL blumenauense e também de outros partidos para o seu partido tenha candidato na cidade em 2024.

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) até tenta “forçar a barra” para que o governador o apoie como candidato, mas essa não parece ser a primeira opção de Jorginho para Blumenau.

O governador conseguiu trazer para o seu lado o ex-prefeito João Paulo Kleinubing (sem partido), indicando-o para o BRDE e espera que ele diga sim para o PL e para a candidatura a prefeito por lá.

Só que Kleinubing não está seguro, pois gostaria de ter uma frente ampla de direita, que envolvesse a administração municipal, no apoio ao seu nome. O problema é que Mário Hildebrandt já lançou a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) como sua pré-candidata para 2024.

O partido Novo também, que rejeitou entrar no Governo do Estado, deve lançar Odair Tramontin como candidato e o cenário não seria dos melhores pala João Paulo.

O último balão de ensaio foi o nome da deputada federal Daniela Reinehr (PL) como candidata de Jorginho em Blumenau, muito mais por ser bolsonarista do que pela identificação com a cidade. Daniela é natural de Chapecó, no Oeste do Estado, e nunca teve proximidade política com Blumenau, mas mesmo assim recebeu lá 4975 votos em 2022.

Mas o PL tem também a deputada federal Júlia Zanatta, que se colocou a disposição de Jorginho para ser a escolhida. Em Blumenau, Júlia levou na eleição de 2022 o número expressivo de 8117 votos, mas muito mais pelo trabalho feito pelos cabos eleitorais do que pela identificação dela com a cidade.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores