O estado mais seguro do Brasil fecha julho com o menor índice de homicídios da história

No domingo o Governo do Estado de Santa Catarina informou que a prevenção e o combate à criminalidade mostrou um dado importante para o Estado. O mês de julho registrou o menor número de homicídios da série histórica (desde 2008, quando os indicadores começaram a ser medidos).

No último mês de julho registrou-se 37 homicídios, número que superou o melhor índice que ocorreu nos anos de 2013 e 2014, quando foram registrados 38 homicídios em cada mês de julho daqueles anos. O levantamento é da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Conforme o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, as forças de Segurança de SC estão intensificando os trabalhos de monitoramento (inteligência), operações e cumprimento de mandados onde, segundo ele, os resultados aparecem.

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o anuário “Cidades Mais Seguras do Brasil” de 2023, elaborado MySide, apontou que Santa Catarina foi considerado o estado mais seguro do país, com apenas 8,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes no ano anterior.

Na sequência aparece São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Acre, Goiás, Piauí e Paraná, que completam o top 10 de regiões mais seguras.

Já a Bahia aparece como o estado menos seguro para se viver no Brasil que, de acordo com o levantamento, registrou a maior quantidade de assassinatos em todo o Brasil durante o ano de 2022, com uma média de 46,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Além da Bahia, também ocupam o top 10 de estados que tem mais dificuldade para enfrentar a criminalidade os estados do Amapá, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Rondônia, Pará, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo.

Mais da metade dos municípios de SC sem homicídio em 2023

Este ano, 168 municípios do estado não tiveram ocorrência do crime de homicídio, o que representa 56,9% de SC. Outros 127 municípios (43,1%) tiveram ocorrência de homicídio.

O combate à criminalidade também se mostra na queda dos latrocínios, que foi de 70% no primeiro semestre deste ano no Estado, comparativamente ao mesmo período de 2022, e na diminuição da quantidade de roubos, que teve queda de 18,4% no primeiro semestre de 2023, também em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O estado de Santa Catarina tem sido atacado constantemente pela mídia nacional como um estado “nazista”, mas os números mostram que o que realmente reina por aqui é sim uma melhora na qualidade de vida do catarinense e uma sensação de segurança que nenhum estado da federação tem.

Veja o vídeo do secretário de Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira:

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores