BRDE e Defesa Civil firmam parceria para ajuda financeira aos municípios

Todos os anos Santa Catarina é afetado por desastres naturais, em especial os vendavais e também as enchentes. Por isso João Paulo Kleinubing, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), se reuniu com membros da Defesa Civil do Estado para apresentar os detalhes do Programa “Sul Resiliente”.

O encontro aconteceu na última sexta-feira, 18, e além de João Paulo, participaram da reunião o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schröeder, e outros representantes da Defesa Civil de Santa Catarina

Esse programa tem o objetivo de oferecer recursos para projetos que visem à melhoria dos municípios, especialmente na infraestrutura para prevenção de eventos naturais extremos (inundações, alagamentos, deslizamentos de terras, dentre outros).

O programa é fruto de um contrato entre BRDE e Banco Mundial e tem o valor total de 89,6 milhões de euros (cerca de R$ 515 milhões), para novos financiamentos na região Sul do país, onde o BRDE atua.

“Estamos empenhados em fortalecer a infraestrutura, promover o planejamento adequado e garantir a capacitação das comunidades locais”, disse Kleinübing.

O acordo financeiro com o Banco Mundial tem como propósito também oferecer aos municípios a oportunidade de utilizar o empréstimo para a elaboração de projetos executivos, como mapeamento de risco e planos de contingência, treinamento de servidores municipais ou aquisição de sistemas e equipamentos para monitoramento de risco.

“Os beneficiários finais do projeto serão as famílias que vivem em áreas de risco de desastres e contempladas pela intervenção dos projetos municipais integrados de resiliência urbana”, destacou Kleinübing.

Atuando como interlocutor, o BRDE conduzirá a análise técnica, financeira e fiscal dos municípios interessados em aderir ao financiamento, abrangendo prefeituras nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Segundo Luiz Armando, “essa visita foi muito importante para alinhar e estabelecer alguns critérios entre BRDE e Defesa Civil para atender os municípios que poderão receber os recursos. Teremos reuniões futuras para alinhar mais ações e em breve podemos juntos contribuir na prevenção em Santa Catarina, estado que mais sofre com eventos climáticos no Brasil”.

Ouça as falas de João Paulo Kleinubing (BRDE) e Luiz Armando Schröeder (Defesa Civil):

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores