Jorginho Mello se reúne com embaixador do Japão e pede a retomada das importações de carne de ave

Florianópolis (SC), 19/07/2023 - O Governador Jorginho Mello recepcionou o Embaixador do Japão no Brasil - Sr. TEIJI HAYASHI na Casa D'Agronômica na manhã desta quarta-feira (19) em Florianópolis. Foto: Eduardo Valente/SECOM

Na manhã dessa quarta-feira, 19, o governador Jorginho Mello (PL) recebeu o embaixador do Japão, Hayashi Teiji, na Casa D’Agronômica para tratar de assuntos comerciais e políticos.

Em pauta estavam o desenvolvimento econômico de Santa Catarina por meio da mediação e suporte de investimentos japoneses no estado, promoção e fomento das potencialidades econômicas, comerciais, tecnológicas, culturais, desportivas e industriais.

O tema central do encontro foi a suspensão temporária da importação de aves para o país asiático por causa de gripe aviária. O objetivo do governador é reverter à suspensão da compra de carne de frango demonstrando o trabalho de controle sanitário realizado no estado.

“Somos um estado referência em sanidade animal. Essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado pelo Ministério da Agricultura e nossa conversa hoje aqui foi para mostrar que não houve impacto nenhum nas empresas que fazem o abate de aves. Além disso, foi uma reunião para tratar de outros investimentos que unem Santa Catarina e o Japão”, destacou o governador.

Ontem, em Brasília, o governador apresentou ao Ministério da Agricultura e Pecuária o sistema sanitário de proteção animal e todos os protocolos seguidos para eliminação do foco identificado em aves de uma criação caseira, de fundo de quintal, em Maracajá (SC) no último sábado.

O embaixador do Japão destacou a importância do estado catarinense e agradeceu a recepção e hospitalidade. Segundo Teiji, o objetivo desse tipo de reunião é aumentar os lanços econômicos.

O embaixador também pediu apoio na celeridade das obras da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA), que é o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina.

Segundo Hayashi Teiji, nos próximos dias uma equipe do governo japonês estará em Brasília discutindo as regras e as medidas adotadas pelo país com relação a importação de alimentos de origem animal.

“A ideia é buscar uma solução para não trazer impactos comerciais e nem financeiras ao estado catarinense. Estamos trabalhando para garantir a retomada do envio de carnes de aves para o Japão. Foi uma reunião bem produtiva onde tivemos a chance de tratar de outros temas importantes para o desenvolvimento de ambas as nações”, disse o embaixador do Japão.

Estavam no encontro o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, o secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Thiago Frigo, o secretário de Estado do Planejamento, Edgar Usuy, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Luiz Armando Schroeder Reis e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o presidente da Casan, Laudelino Bastos, e o secretário Executivo do Sindicarne, Jorge Luiz de Lima.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores