Vereador de Itajaí rebate as críticas do secretário de Turismo sobre a Marejada

Na manhã de segunda-feira, 17, o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni, de uma coletiva à imprensa dizendo que a Marejada foi cancelada porque a Câmara de Vereadores da cidade não votou o regime de urgência do projeto que pedia a suplementação de R$ 5 milhões para a realização da festa em 2023.

Era para o projeto ter entrado na pauta da sessão do dia 13 deste mês mediante a esclarecimentos que seriam encaminhados pela Prefeitura Municipal. Segundo o secretário, a Secretaria de Turismo e Eventos enviou as informações e documentos solicitados, mas mesmo assim o projeto não foi colocado em pauta.

Como a Câmara de Itajaí entrou em recesso até o dia 31 de julho, esse pedido só poderá ser votado no mês de agosto, o que inviabilizaria todo o processo licitatório para a contratação dos prestadores de serviço da Marejada, segundo a administração municipal.

Os valores suplementares solicitados para a Marejada eram provenientes de excesso de arrecadação do Fundo Municipal de Turismo.

Com isso, o vereador Rubens Angioletti (PL) postou um vídeo no seu Instagram rebatendo a informação do secretário Thiago Morastoni e dizendo que a Marejada não será realizada porque faltou planejamento por parte da Prefeitura de Itajaí.

No vídeo, ele diz “escuta aqui seus sem vergonha, vocês pensam que estão falando com quem heim? Vocês vivem viajando para a Europa participando de Congresso que nem precisava ter. Congresso que tava sendo transmitido online, gastando uma fortuna do dinheiro do povo”.

Ele também mostra no vídeo a Escola de Campo Maria do Carmo Vieira, no bairro Baía, que estava sem energia elétrica porque faltava a colocação de um poste.

Ele continuou dizendo “aí vocês vêm pedir 5 milhões de reais com urgência para fazer a Marejada? Vocês acham que aqui tem moleque, vocês tão achando o quê? Vocês tão achando que a Câmara tá de férias… Tem Marejada todo ano, não se programaram. Aí mandaram lá pra Câmara de Vereadores um projeto de lei pedindo 5 milhões de reais com urgência pra fazer a Marejada. Mas até parece que nós vereadores vamos colocar 5 milhões de reais na mão de vocês com urgência. Isso é dinheiro do povo rapaziada, a gente foi eleito pra fiscalizar”.

Posição da Câmara de Vereadores

A Câmara de Itajaí também publicou uma nota que diz que no dia 6 de julho, durante a 42ª Sessão Ordinária, foi lido e rejeitado o pedido de tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei Ordinária nº 101/2023, que faz remanejamento de recursos no orçamento do Município para liberação de R$ 5 milhões para a realização da Marejada.

Desta maneira, o projeto segue em tramitação regular no Legislativo Municipal, sob análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e, posteriormente, da Comissão de Finanças e Orçamento.

A Câmara informou também que ainda não recebeu uma prestação de contas satisfatória da Marejada de 2022 e que, por isso, não há previsão para que seja realizada uma sessão extraordinária para a votação do projeto.

Assim que todos os documentos que comprovem os detalhes de arrecadação e despesas da festa forem entregues ao Legislativo, e que as comissões tenham exarado os pareceres, a Presidência da Casa irá pautar o projeto para votação.

Veja o vídeo do vereador Rubens Angioletti (PL):

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores