Projeto que pedia que blumenauense não comesse carne na segunda-feira foi arquivado

Em meados do mês de junho deste ano o vereador Maurício Goll (PSDB) entrou com um projeto na Câmara de Vereadores de Blumenau pedindo a inclusão, ao Artigo 33 da lei 8.362, da “segunda-feira sem carne”.

Segundo Goll, essa campanha já tinha sido lançada em 2009 e já conta com o apoio de governos, personalidades e empresas. O objetivo do seu projeto era para que os munícipes fizessem uma reflexão para os malefícios de se comer carne.

Outro ponto destacado pelo vereador é que, ao relatar os benefícios para ao meio ambiente, diz que “a pecuária é responsável pela emissão de 14,5% dos gases causadores do efeito estufa. No Brasil, um único kg de carne emite 335g de gás carbônico (CO2). Além disso, para produzir esse mesmo kg de carne são necessários 3700 litros de água. Agora imagine multiplicar isso pela quantidade de pessoas que comem carne todos os dias!”.

Disse também que “durante um único ano, são mortos 70 bilhões de animais terrestres. Apenas no Brasil, em um único segundo são abatidos 1 boi, 1 porco e 190 frangos. Ao reduzir o consumo de carne você ajuda a preservar não apenas a biodiversidade da nossa fauna, como também a vida desses bichinhos”.

Mas como o projeto não foi muito bem aceito pela comunidade com a alegação que os vereadores deveriam se preocuparem com projetos mais importantes, Maurício Goll resolveu, na sessão de terça-feira, 4, encaminhar o projeto de lei para o arquivo.

Na última semana já tinha publicado na minha coluna o grande número de datas um certo ponto “estranhas” aprovadas pela Câmara de Vereadores de Blumenau ao longo dos últimos anos somente para “fazer média” com alguns segmentos da sociedade.

Desta vez houve bom censo e, pelo menos, esse projeto foi arquivado, mas esperamos que os atuais vereadores possam se debruçarem com mais afinco no problema do transporte coletivo da cidade que a cada ano tem menos usuários pela baixa qualidade oferecido pela Blumob e pela Prefeitura de Blumenau.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores