Aconteceu o que todos já sabiam na Câmara Municipal de Blumenau

Como já era esperado, o vereador Almir Vieira (PP) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Blumenau no biênio 2023/20244. A vice-presidência ficou com o vereador Maurício Goll (PSDB), o 1º secretário será Aílton de Souza (PL) e a 2ª secretaria ficou com a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos).

A votação, que já tinha sido acordada antes juntamente com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), teve chapa única e foi eleita por unanimidade na tarde desta quinta-feira, 1º, no Plenário do legislativo da cidade.

Logo após a votação, o novo presidente agradeceu a oportunidade de defender o parlamento da terceira maior cidade do estado, disse que conhece suas obrigações e que não faltará vontade de fazer o melhor e mostrar o quanto a Câmara é importante para a cidade.

“A Mesa Diretora tem por responsabilidade defender os interesses da cidade, aproximar a população cada vez mais dessa Casa, que é chamada de Casa do Povo”, ressaltou Almir Vieira.

Na tribuna da Câmara, Vieira defendeu ainda que a chapa única é voltada ao interesse de todos, pois a ideia é defender a cidade e auxiliar no que for necessário para que Executivo possa atuar cada vez melhor e fazer da cidade referência em todos os aspectos.

Segundo o vereador, não vai faltar trabalho para essa Mesa e a sua responsabilidade é defender cada parlamentar dessa Casa. Os eleitos ficam automaticamente empossados no dia 1º de janeiro de 2023.

Os vereadores escolheram também os novos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que terá no cargo de Corregedor Titular o vereador Ailton de Souza (PL) e o vereador Jovino Cardoso Neto (Solidariedade) foi eleito para ser o Corregedor Substituto.

O futuro presidente Almir Vieira tem 49 anos, é blumenauense, foi sargento do Exército, é formado em Gastronomia e pós-graduado em Gestão Pública. Foi também diretor de Obras de Mutirão na Prefeitura de Blumenau entre os anos de 2010 e 2012 e está no segundo mandato na Câmara de Blumenau.

FOI CRIADA A SECRETARIA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PARADESPORTO

Na mesma sessão que elegeu a nova mesa diretora, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, em regime urgentíssimo, o Projeto de Lei Complementar 2163/2022, de autoria do Poder Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (SEIDEP) e o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência (FMPCD).

De acordo com o projeto, será competência de a nova Secretaria planejar, elaborar e implementar a Política Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, organizar e desenvolver programas paradesportivos de rendimento, de lazer e de prevenção e combate a doenças e gerir, de acordo com as diretrizes do respectivo Conselho, o Fundo Municipal da Pessoa Com Deficiência.

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos), que será a secretária da nova pasta, disse que a votação do projeto era um momento de alegria e satisfação e agradeceu a presença de representantes de muitas entidades de apoio a pessoas com deficiência no Plenário.

Em 2020 ela levou os argumentos da criação da Secretaria para o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) que durante a sua campanha de reeleição, se comprometeu com Giselle criar a secretaria na sua segunda administração.

A vereadora, que já foi diretora nacional do Paradesporto no governo de Jair Bolsonaro, disse que se for confirmado o seu nome à frente da secretaria, criará em Blumenau uma das melhores secretarias da Pessoa com Deficiência e Paradesporto do Brasil, servindo de exemplo para outros municípios e para o estado de Santa Catarina.

A proposta, aprovada em redação final, segue para sanção do prefeito e, caso sancionada, a lei entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2023.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores