Câmara de Blumenau define 2023 nesta quinta-feira

Um ciclo está se encerrando na Câmara de Vereadores de Blumenau e novos membros da mesa diretora para 2023 vão ser conhecidos na sessão desta quinta-feira, 1º de dezembro, com a eleição do novo presidente.

Nessa eleição, vão ser conhecidos o próximo presidente, o vice-presidente, primeiro e segundo secretários e numa outra eleição vai se conhecer também os Corregedores titular e substituto. As chapas, com os nomes para os quatro cargos, ou as candidaturas avulsas serão conhecidas durante a sessão de hoje.

Mas, diferente do que aconteceu em janeiro de 2021, quando uma chapa de oposição ao governo venceu a eleição, o prefeito Mário Hildebrandt já encaminhou o acordo e a nova mesa deve ter como presidente o vereador Almir Vieira (PP), o vice-presidente deva ser Maurício Goll (PSDB), o primeiro secretário deverá ser o vereador Aílton de Souza (PL) e a segunda secretaria deve ficar com Cristiane Loureiro (Podemos).

GISELLE CHIROLLI SAI DA CÂMARA

Outro assunto que está definido é a saída da vereadora Giselle Chirolli (Podemos) para assumir a futura Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Paradesporto de Blumenau. O projeto da criação da nova pasta foi encaminhou para a Câmara na quarta-feira, 30, mas deve ser aprovado apenas em fevereiro de 2023.

A vereadora Giselle é suplente e está no legislativo de Blumenau porque o titular, Marcelo Lanzarin (Podemos), assumiu a Secretaria de Saúde do município. Com a saída dela da Câmara, os próximos suplentes do Podemos, João Beltrame, Marciano Tribess e Ângela Simão, deves se revezar no cargo.

Essa secretaria é uma promessa de campanha do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), pois Giselle é defensora desta causa e já foi diretora da Secretaria Nacional de Paradesporto, no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

BALANÇO DA GESTÃO

Dos que estão deixando a mesa, o presidente Egídio Beckhauser (Republicanos) avalia ter feito uma gestão muito produtiva, positiva e com muitas realizações na Câmara de Vereadores de Blumenau.

Além de Egídio, faziam parte da mesa a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) e os vereador Almir Vieira (PP) e Aílton de Souza (PL).

Segundo Egídio, uma das principais conquistas foi a desapropriação e a destinação para a Câmara de um terreno na Alameda Duque de Caxias, no Centro da cidade, para a construção da sede própria.

Ele destaca também a abertura do sinal digital do Canal Legislativo através no prefixo 4.2, o novo site do legislativo, buscando mais transparência na divulgação das atividades e facilitando o acesso da comunidade com as informações do Poder Legislativo.

Em agosto de 2021, o Poder Legislativo blumenauense criou a Procuradoria Especial da Mulher e em março deste ano a Câmara de Blumenau inaugurou a Galeria Lilás, que é um espaço reservado para mural de fotos das vereadoras eleitas na história do Poder Legislativo municipal.

Já a vice-presidente Silmara destacou que foi um privilégio assumir pela primeira vez na história do Legislativo blumenauense como presidente em exercício. “Foi um privilégio marcar história como a primeira presidente interina”.

O primeiro secretário Almir Vieira disse que “com todos os servidores da Câmara de Vereadores trabalhando com muito comprometimento e resiliência, mesmo com a pandemia, alcançarmos alguns dos nossos objetivos. Passamos por muitos desafios e aprendizados, foram momentos atípicos que muitas vezes tivemos que nos reinventar, como por exemplo a questão do trabalho remoto”.

O vereador Aílton de Souza disse que “esses últimos dois anos foram de muito trabalho e um grande desafio neste período foi quando passou a Reforma da Previdência dos servidores públicos. Adquirimos bastante experiência e naquele momento sabemos como foi desafiador conduzir a Mesa da Casa Legislativa e mais uma vez compreendemos que é preciso estar preparado e estar aberto para ouvir os demais membros da mesa”.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores